Descrição: Tutorial Exclusivo feito pelo SosiLumi para Expandir Dex do Emerald.
Antes de dar inicio a este tutorial, vc precisa ter as ferramentas deste
link aqui, Ferramentas necessarias, instaladas no seu PC/Notebook.
Ignore a mensagem acima caso já tenha estas ferramentas
instaladas em seu PC/Notebook.
Para esse tutorial, iremos precisar de alguns arquivos,
clique nos links abaixo para baixa-los.
Expansion Master Emerald. - Arquivo responsavel pela expansão.XSE. Editor de Scripts.Rom Base Emerald. - Uma Rom Base Limpa do Emerald.HxD. - Editor décimal.PGE (PokémonGameEditor) - Edita itens, Pokémons, abilitys, moves, etc, da rom.
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Passo 1.
Baixe o HxD e instale-o, ele já está traduzido para o Pt-Br para
facilitar a vida de todos.
Agora é hora de extrair a o arquivo, clique com o botão direito
do mouse e selecione a opção que mostra na print abaixo.
Após fazer isso, pode apagar o arquivo PokeExpansion-master.zip.
Agora, extraia o XSE na mesma pasta que vc extraiu o arquivo acima.
Pode ser em qualquer local mas, pra ficar mais organizado, deixe
no mesmo local onde vc extraiu o arquivo acima. Segue print abaixo.
Após extrai-lo, apague o arquivo XSE.zip.
Falta mais uma coisa, extraia a rom. Após extrai-la, ela estará
com o seguinte nome Pokemon Emerald.gba, renomei ela para rom.gba.
Após fazer isso, coloque ela dentro da pasta PokeExpansion-master.
Os preparativos estão feitos, agora, vamos para a parte de configuração.
Abra a pasta PokeExpansion-master, vc verá a seguinte tela.
Abra a pasta Scripts, dentro dela, clique com o botão direito do mouse
no arquivo expansion.py e selecione a opção da print abaixo.
Após isso, ira mostrar a seguinte tela.
Irei explicar o que cada info acima faz.
build_code = True #Deixe essa opção ativada. Ela permite inserir todas
as novas infos de expansão da déx e da expansão de pokémons.
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free_space = 0x?????? #Este será o local da rom ao qual será inserido
as novas infos da expansão da déx expansão dos pokémons.
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new_pokes = X + 441 #No valor ''X'', vc irá inserir quantos pokémons vc
deseja inserir na hack. Por exemplo. na rom por padrão existe 441 entradas
de ''pokémons''. Caso vc queira que a sua hack tenha 1000 Pokémons, vc terá
que subtrair 1000-441, o resultado vc ira colocar onde tem o ''X''. No nosso
exemplo ficaria assim: new_pokes = 559 + 441.
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dex_pokes = 721 # Aqui vc ira inserir quantas entradas na déx vc ira querer.
Uma observação, esse valor não pode ultrapassar 1000, o máx aqui é 999.
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hoenn_dex_pokes = 202 #Mesmo esquema da config acima, o valor não pode
ultrapassar 999.
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new_names = True #if Esta opção ira renomear as novas entradas dos Pokémons
com o nome de BULBA. Esse nome pode ser alterado facilmente usando o PGE.
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clear_repointed_data = True # Esta opção ira apagar o local dos dados antigos.
Pode deixar isso ativado pois, a expansão dos pokémons ira mover os antigos dados
para um local novo. Essa limpeza do local antigo, ira liberar mais espaço para vc.
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Movesets_repoint = True # Esta opção ira re-apontar o local dos novos dados
dos Movesets e, ira limpar o local antigo, te dando mais espaço livre.
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TmHmComp_repoint = True # Mesmo esquema do caso acima.
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MoveTutorComp_repoint = True # Mesmo esquema do caso acima.
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Tendo em mente essas infos, vamos começar a configurar esse arquivo.
Primeiro de tudo é expandir a sua rom para 32MB.
Abra o XSE, arraste a sua rom e solte dentro do XSE.
Depois disso, clique em Tools, ROM Resizer, ira abrir uma mini janela,
selecione a opção Expand, selecione ela, logo após, clique okay e feche o XSE.
O que acabamos de fazer foi, expandir a sua rom de 16MB para 32MB.
Com isso, vc terá muito mais espaço livre para fazer o que quiser e, inserir
o que quiser na rom sem se preocupar com espaço livre na rom.
Agora, para começarmos a configurar o arquivo Expansion.py, precisamos
de um offset que contenha no minimo 50.000 hex de espaço livre.
Caso vc tenha baixado a rom base que disponibilizei ali em cima, vc poderá
usar o seguinte offset E3CF80.
O espaço livre do emerald começa no endereço E3CF64 mas, iremos utilizar
o endereço E3CF80.
Tendo esse número em mãos, vá para o arquivo expansion.py e, na
aba free_space = 0xF60000, troque o F60000 por E3CF80.
Ficará assim como mostra a print.
Agora, vc deve colocar a quantidade de Pokémons que vc deseja inserir na
hack, lembrando que vc pode inserir quantos Pokémons quiser.
Eu quero inserir 1200 Pokémons na hack, para isso, vc deve subtrair
1200 por 441, ficando assim 1200-441= 759.
Ali onde tá escrito new_pokes = X + 441, vc deve trocar o ''X'' pelo valor
do calculo que fizemos ali em cima. No meu caso, troquei o ''X'' pelo número 759.
Segue print.
Vamos configurar o números de quantas entradas na Déx vc deseja inserir.
Como eu já falei lá em cima, esse número não pode ultrapassar 999.
Eu quero expandir a Déx para 900 entradas, com isso, apago o
valor ''721'' por ''900''. Segue print.
No caso do hoenn_dex_pokes, esse valor aqui é opcional. Vc pode deixar
''202'' ou, colocar qualquer outro valor que não ultrapasse 999.
A uma regra aqui, o valor do hoenn_dex_pokes não pode ser maior que
o valor do dex_pokes. O valor tem quer ser identico ou menor, do contrario,
irá bugar o seu game. Eu não gosto de mexer nesse valor, deixo padrão.
O restante da config eu recomendo deixar todos com a opção True.
Segue a print de como a sua config deve estar até o momento.
Após fazer as configs acima, pressione CTRL + S.
Após isso, feche o arquivo acima.
Acabou?
Bem, ainda não. Precisamos fazer mais algumas coisas.
Prontos ou não, vamos lá.
Vá até a pasta ''src'' clique com o botão direito no arquivo Defines.h,
Abrir com e selecione Escolher outro aplicativo. Ira aparecer algumas
opções, selecione o Escolher outro aplicativo. Segue print.
Selecione o Word Pad e marque a caixinha da print a seguir. Após isso,
clique em Ok.
Dê dois cliques no arquivo Defines.h, ira mostrar a seguinte janela.
A única coisa que nos interessa é as áreas com as setinhas na print abaixo.
Hora da explicação.
Na opção #define ALL_POKES 991, vc ira inserir o valor total de Pokémons
que vc configurou lá no arquivo expansion.py. No meu caso, eu sei que o total
de Pokémons que ira ter na hack é 1200. Irei trocar o ''991'' por ''1200''.
Na opção #define DEX_POKES 721, vc ira trocar o ''721'' pelo novo valor
de pokémons que irão aparecer na déx ao qual vc configurou lá no expansion.py.
No meu caso, irei trocar o ''721'' pro ''900''.
Na opção #define HOENN_DEX_POKES 202, vc altera esse valor aqui apenas
se vc alterou esse valor no expansion.py. Se vc deixou o valor padrão ''202'',
vc não precisa mecher nesse valor aqui.
Após fazer as configs, vá até o menu Arquivo e selecione Salvar
ou, pressione CTRL + B para salvar.
Agora, vá até o local ao qual está a pasta PokeExpansion-master, clique uma vez
na pasta PokeExpansion-master, mantenha a tecla SHIFT pressiona, clique com
o botão direito do mouse na pasta e, selecione a opção Executar no CMD ou,
Executar no Prompt de Comando. Segue print.
Agora, vem a parte mais ''fácil''.
Dentro dessa nova janela do CMD, digite os seguintes comandos na ordem exata.
1 - python scripts/expansion.py Pressione Enter.
2 - python scripts/build Pressione Enter.
3 - python scripts/Insert Pressione Enter.
Após ter feito isso, pode fechar a janela do CMD.
Abra a pasta PokeExpansion-master e, vc verá um novo arquivo chamado test.gba.
Dentro da pasta PokeExpansion-master, tem um arquivo chamado PGEiniCreator.exe,
clique nele duas vezes, após alguns segundos, um arquivo chamado test.ini será
gerado. Esse arquivo é o responsavel que fará com que o PGE leia todas as novas
infos das novas entradas dos Pokémons corretamente.
Agora, copie o test.gba e test.ini que estão dentro da pasta PokeExpansion-master
para a pasta onde voce extraiu o PGE. Segue print de como deve ficar.
Agora, dê dois cliques no arquivo PokemonGameEditor.exe,
espere o programa abrir.
Após ele aberto, arraste a rom para dentro dele e solte-a ou, clique
em Load ROM, vá até o local que a rom está e selecione-a. Ficará assim.
Estão prontos para ver a expansão dos Pokémons que vcs fizeram?
SIIIIIMMMMMMMMMMMM KOROI.
Cliquem em PokemonEditor, aguarde alguns segundos até uma
nova janela abrir. Ficará assim.
Okay Tracer. Consegui fazer o programa reconhecer a rom e talz, mas, como
vou saber se a expansão dos Pokémons funcionou? Simples meu jovem mancebo.
Vai ali onde tá a setinha da print abaixo, arrasta a barrinha até o final e
veja as novas entradas dos Pokémons.
Possíveis perguntas que irão fazer.
1 - Tracer, por que diabos o nome das novas
entradas estão como BULBA?
Simples.
A expansão pega o nome, sprite, stats e
o mini icon do primeiro Pokémon
da Déx e renomeia as entradas novas
de acordo com esses dados.
2 - Ue, tu não tinha expandido os Pokémons
para 1200? Porque só tá marcando 1199?
Simples.
Após esta expansão, a minha rom
possui 1200 entradas de Pokémons mas,
apenas 1199 podem ser utilizadas.
Uma dessas entradas é o Missingno que,
naturalmente, não tem utilidade para nada.
3 - Duvidas, tirem com o SoSi Lumi no Blog dele: Link
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